Fluocinolona
- Max Alves
- 20 de set. de 2023
- 2 min de leitura

Nomes Comerciais:
Dermoxin
Elotin
Fluo-vaso
Otauril
Otocort
Otolone
Otosynalar
Nome Genérico:
Fluocinolona (substância ativa)
Classe Terapêutica e Princípio Ativo:
Classe Terapêutica: Anti-inflamatório tópico (Corticosteroide tópico de potência média)
Princípio Ativo: Fluocinolona acetonida
Apresentações Disponíveis:
Não são especificadas na descrição, mas a Fluocinolona acetonida está disponível em várias formulações, incluindo cremes, pomadas e loções.
O que é:
Fluocinolona é um medicamento anti-inflamatório tópico que pertence à classe dos corticosteroides tópicos de potência média.
Para que Serve:
É indicado para o tratamento de várias condições dermatológicas, incluindo alopecia areata, dermatite atópica (moderada a grave), dermatite esfoliativa (generalizada), dermatite numular (moderada a grave), dermatoses (moderadas a graves), granuloma anular, líquen plano, líquen simples crônico, líquen estriado, lúpus eritematoso (discoide e cutâneo subagudo), pênfigo, psoríase, queimaduras do sol e sarcoidose.
Como Age:
A Fluocinolona tem efeitos locais anti-inflamatórios, antipruriginosos (alivia a coceira) e vasoconstritores (alivia o edema) na pele.
Como se Usa (Uso Tópico - Doses):
As doses são baseadas na quantidade de Fluocinolona acetonida presente no produto.
Pode ser usado em associações. Siga as instruções dos fabricantes.
Cuidados Especiais:
Risco na Gravidez: Classificação Classe C.
Amamentação: Não se sabe se é eliminado no leite. Evitar aplicação em áreas próximas dos seios antes da amamentação.
Não usar o produto em caso de hipersensibilidade a outros componentes da formulação.
Avaliar Risco x Benefícios:
A avaliação de riscos versus benefícios deve ser feita em casos de infecção no local de tratamento, tamanho da área e local a serem tratados (especialmente na face e regiões de pele sobreposta), suscetibilidade da região a alterações tróficas ou atrofia pré-existente da pele, função circulatória diminuída (possível ulceração), pacientes com função diminuída das células T ou sob terapia imunossupressora, glaucoma (risco de agravamento com uso próximo ao olho), existência de infecção latente como tuberculose (pode reativar se não estiver sendo tratada) e alergia a corticosteroide.
Reações que Podem Ocorrer (sem incidência definida):
Dermatológico: Atrofia da pele, coceira, descoloração da pele, erupção na pele, espinhas, infecção secundária, infecção da raiz dos pelos, irritação, pele seca.
Endócrino-Metabólico: Aumento de pelos.
Outras Considerações Importantes:
Evite usar roupas fechadas sobre as lesões que estão sendo tratadas.
A absorção pela pele pode resultar em efeitos adversos mais graves, semelhantes aos de corticosteroide administrado por via sistêmica (oral ou injetável).
O risco de absorção pela pele é maior se forem usados curativos oclusivos sobre a área tratada, como gazes ou bandagens.
Evite aplicar o produto próximo aos olhos.
Não utilize fraldas apertadas ou calças plásticas em crianças sendo tratadas com corticosteroide tópico na região da fralda, pois isso pode ter efeito semelhante aos curativos oclusivos.
Este post fornece informações detalhadas sobre a Fluocinolona (tópico) e seus derivados, incluindo nomes comerciais, nome genérico, classe terapêutica, indicações, cuidados especiais, riscos na gravidez e amamentação, reações que podem ocorrer, outras considerações importantes e medicamentos que contêm esse princípio ativo em sua composição. Lembre-se sempre de seguir as orientações do seu médico ou profissional de saúde ao utilizar este medicamento.
Acesse nossos cursos:



Comentários