top of page

Descamação na mão…

Paciente apresenta placas eritemato-descamativas espessas em mãos e dedos. Qual o diagnóstico mais provável?


A) Dermatite Atópica

B) Psoríase Vulgar

C) Líquen Plano

D) Dermatite de Contato Alérgica





(Comentário)



A imagem mostra placas hiperqueratóticas, bem delimitadas, eritematosas, com descamação espessa e “fissuras”, envolvendo dedos, dorso das mãos e unhas espessadas — achados altamente sugestivos de PSORÍASE VULGAR.



Por que não as outras?



  • Dermatite Atópica: costuma ser mal delimitada, muito pruriginosa e típica de fossas e dobras em adultos — não é o padrão clássico da imagem.

  • Líquen Plano: apresenta pápulas violáceas, poligonais, brilho nacarado — não corresponde ao padrão hiperescamoso visto.

  • Dermatite de Contato: poderia descamar, mas costuma ser mais aguda, mal delimitada e relacionada a exposição — a cronicidade e hiperqueratose marcam psoríase.



✔️ Diagnóstico mais provável: Psoríase Vulgar.




🚀

MENTORIA RESIDÊNCIA MÉDICA – MAX ALVES



Se você quer aprender a identificar imagens dermatológicas, interpretar casos clínicos de forma estratégica e aumentar drasticamente sua chance de aprovação, a Mentoria Residência Médica com Max Alves é para você.


Você terá:


  • Planejamento individual

  • Método de Alto Desempenho

  • Revisão direcionada para ENAMED, ENARE e bancas do Nordeste

  • Técnicas de estudo usadas pelos aprovados

  • Acompanhamento real, com constância e estratégia



👉 As vagas estão abertas. Quem começa agora assume vantagem sobre 99% dos concorrentes.

🔗 Link na bio.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Uso recente de minociclina

Paciente em uso recente de minociclina evolui com febre e lesões cutâneas dolorosas, elevadas, eritematosas (placas/nódulos). Biópsia mostra infiltrado dérmico denso de neutrófilos, sem evidência de v

 
 
 
Em uso de insulina há vários anos

Paciente com diabetes mellitus tipo 1, em uso de insulina há vários anos, apresenta aumento bilateral, simétrico e indolor do tecido subcutâneo abdominal, localizado em áreas habituais de aplicação da

 
 
 
Aumento de volume indolor na região pré-auricular

Paciente masculino apresenta aumento de volume indolor na região pré-auricular direita, de crescimento lento e progressivo, presente há cerca de 10 anos. Ao exame físico, observa-se massa firme, bem d

 
 
 

Comentários


bottom of page